quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AS ENTIDADES

Motumbá, queridos amigos!!!

 
Já que estamos dentro de um contexto que fala sobre a Umbanda Sagrada, sobre os fundamentos das linhas da Umbanda. Bem como os deveres e responsabilidades de filho de fé. Nada mais justo que nos adentrarmos um pouco mais no assunto real e presente: “As Entidades”.


 
Este é um tema que muitas vezes não será bem visto por muitos dos adeptos do nosso Candomblé, justamente pelo simples fato de serem pouco cultuados. Dando-se mais destaque as casas de Nação Nagô ou até mesmo Angola.

Exú e Pomba-giras

As Entidades ou "Catiços" muitas vezes chamados assim, fazem parte de um todo a nível espiritual. Uns mais doutrinados outros não. Uns mais voltados pra consultas de direção, aconselhamentos ou mais voltados para os trabalhos digamos assim mais específicos.



Muitos ainda são cultuados em forma grandiosa, mas principalmente nas casas tradicionais de Umbanda. Irmãos que não descrimino de forma alguma. Afinal eu questiono: Quem nunca foi numa casa de Umbanda?

Mas não estamos aqui para debater sobre de quem é originário, ou ainda o que vem a ser certo ou ainda mais o que é errado. Estamos aqui para partilhar, somar e assim fazer de nosso mundo espiritual mais conhecido e que de forma clara como sempre foi nosso objetivo podendo então,  atingir a todos.


 
Se atingir a todos, estamos indo de acordo com o propósito deste Blog, que nada mais que é SOMAR. Seja por meio de esclarecimentos, seja por ensinos. Enfim...mas nunca podemos nos esquecer o propósito maior não é dar condições de segredos do Candomblé. Se você procura isso.. sugiro uma coisa óbvia a todos, procurem o seu Babalorixá ou sua Yalorixá para isso. Aqui só ofereceremos as condições básicas. Sabe aquelas bem básicas mesmo, a tal da papinha ... Pois é! O resto só o tempo dirá dentro de suas Casas de Santo.


 
Axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.