domingo, 26 de fevereiro de 2012

BLOG OLHOS DE OXALÁ




Amados amigos (as) motumbá.

Estamos agora em outro parâmetro de nosso Blog Olhos de Oxalá. Que veio ao ar no mês de Outubro de 2011, mais precisamente no dia 12.

Uma data comemorada em muitas realidades religiosas: para os católicos é dia de Nossa Senhora Aparecida; no calendário popular dia das crianças; para os umbandistas é a data dedicada à Orixá Oxum; aos candomblecistas é o mês dedicado às Yabás. Data de criação num período de fato especial.

Dedicado ao Orixá Oxalá, pelo fato de assim como filho de Ogum que sou, o grande Orixá que vai à frente, abrindo os caminhos, o Senhor das Estradas, a fim de que todos os Orixás venham passar como que no Xirê, onde Oxalá, o Pai de todos é festejado e que faz parte também de minha vida com a minha realidade: orimegê que sou.

Por motivos de línguas que me perdoem a expressão, que não cabem na boca, o BLOG foi criticado e até solicitado que saísse do ar, pois para alguém eu estaria me apresentando como “Pai de Santo”. Coisa que hipótese alguma seria verdade.

Sou Abiã, mas sei onde posso ir, o que posso ou não falar ou fazer; quanto a religiosidade e aos Orixás. Por esta razão, o BLOG, para quem se lembra de sua estrutura passou por mudanças, talvez para agradar alguém que maldosamente o criticou, ou para me sentir melhor, pois abomino ser acusado de algo sem fundamentos ou motivos reais.

O tempo passa e para certas coisas como mágoas e ressentimentos, nada melhor que o tempo. E uma coisa aprendi bem: a verdade sempre vence e aparece na hora certa.

Não é a toa que o BLOG, além de nova estrutura que diga-se de passagem, mais simplificada, agora tem regras. Onde a primeira é baseada no texto reflexivo das “Três Peneiras”, que são: bondade, utilidade e verdade.

BONDADE – que se utiliza para absorver tudo o que é bom e ofertá-lo gratuitamente a todos que dela necessitam.

UTILIDADE – somente o que for útil a todos que buscarem algo de bom nos OLHOS DE OXALÁ, a fim de se por em prática na vida sem danificar alguém ou alguma coisa.

VERDADE – o ponto alge do BLOG, que tudo se encontre nele exerça esta grande virtude. Para algumas religiões a qualidade que mais se busca encontrar.

Desta forma, OS OLHOS DE OXALÁ, que nesta nova versão já abordou temas como assuntos voltados ao ORIXÁ OXALÁ, YEMANJÁ, falamos o básico sobre UMBANDA SAGRADA, bem como suas ENTIDADES DIVERSAS.

Fomos mais ousados falando sobre COMUNIDADE. Que visa explicar de forma básica, clara e objetiva, o que vem a ser vida em comum; com suas REGRAS DE VIDA. E ainda a forma burocrática de se abrir uma ASSOCIAÇÃO DE FIÉIS, para se regulamentar uma casa de santo em funcionamento.

Agora iremos abordar os temas voltando-se ao CANDOMBLÉ. Assuntos como: HISTÓRIA, ORIGEM, NAÇÕES. Um estudo sobre este assunto sob os OLHOS DA BÍBLIA SAGRADA CRISTÃ, já que o CANDOMBLÉ é uma religião milenar.

Assuntos tidos como secretos, não serão abordados por razões obvias. São assuntos que se referem à atos litúrgicos da religião. E isso compete aos BABALORIXÁS e as YALORIXÁS.

Dessa forma, espero que participem visualizando as postagens e sempre, claro, nos visitando.
Axé.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.