quinta-feira, 26 de abril de 2012

ADURA OGUM



Adura Ogun 

Ogun pele o, Edun irin, Ogun okunrin ogun.
Enii ti somo emia dolola,Gbigbe ni o gbe mi bi o ti gbe Akinoro ti o fi kole ola fun, Ogun awoo alakaiye osin imole, Egbe lehin eni anda loro.
Ogun gbe mi o, Ogun ma pami, omo elomiran ni ki o pa.
Ogun, emi beru reOgun so mi di olowo, somi di oloro,Iwo ni olona ola, Toribe ki o wa la ona ola fun mi.Ki o si maa da abo re bomi titi lai. 

Ase 

TRADUÇÃO

Adura Ogum

Ogum, te saúdo
Dono de matérias de ferro.
Ogum da guerra, Você que torna as pessoas para que sejam ricas.
Ogum me enriqueça como você enriqueceu Akinoro e fez dele um homem forte do mundo, o maior no mundo.
Você que é protetor daqueles que são feridos.
Ogum me salva, Ogum não me mate, mate o filho de outro.
Ogum, eu tenho medo de você.
Ogum me torna rico, me torna próspero.
Favor Ogum, abre o caminho de bondade, ajuda e da prosperidade, Você é o dono das riquezas.
Assim, me abre o caminho da prosperidade.
Para que você me proteja para sempre.


Axé!


OGUN

1 - Ògún laka aye (Ogun poderoso do mundo)
Osinmole (O próximo a Deus)
Olomi nile fi eje we (Aquele que tem água em casa, mas prefere banho com sangue)
Olaso ni le (Aquele que tem roupa em casa)
Fi imo bora (Mas prefere se cobrir de mariô)
La ka aye (Poderoso do mundo)
Moju re (Eu o saúdo)
Ma je ki nri ija re (Que eu não depare com sua ira)
Iba Ògún (Eu saúdo Ogun)
Iba re Olomi ni le fi eje we (Eu o saúdo, aquele que tem água em casa, mas prefere banho de sangue)
Feje we. Eje ta sile. Ki ilero (Que o sangue caia no chão para que haja paz e tranquilidade)
Ase

Oríkì fún Ògún

Ògún pèlé o !
Ògún alákáyé, Osìn ímolè.
Ògún alada méjì.
O fi òkan sán oko.
O fi òkan ye ona.
Ojó Ògún ntòkè bò.
Aso iná ló mu bora, Ewu ejè lówò.
Ògún edun olú irin.
Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn.
Ògún onire alagbara.
A mu wodò, Ògún si la omi Logboogba.
Ògún lo ni aja oun ni a pa aja fun.
Onílí ikú, Olódèdè màríwò.
Ògún olónà ola.
Ògún a gbeni ju oko riro lo, Ògún gbemi o.
Bi o se gbe Akinoro.

Oríkì para Ògún 

Ògún, eu te saúdo!
Ògún, senhor do universo, líder dos orixás.
Ògún, dono de dois facões, Usou um deles para preparar a horta e o outro para abrir caminho.

No dia em que Ògún vinha da montanha ao invés de roupa usou fogo para se cobrir.
E vestiu roupa de sangue.
Ògún, a divindade do ferro Òrìsà poderoso, que se morde inúmeras vezes.
Ògún Onire, o poderoso.
O levamos para dentro do rio e ele, com seu facão, partiu as águas em duas partes iguais.
Ògún é o dono dos cães e para ele sacrificamos.

Ògún, senhor da morada da morte.
O interior de sua casa é enfeitado com màrìwò.
Ògún, senhor do caminho da prosperidade.
Ògún, é mais proveitoso ao homem cultuá-lo do que sair para plantar.
Ògún, apoie-me do mesmo modo que apoiou Akinoro.


Oríkì fún Ògún

Ògún awo, olumaki, alase to juba
Ògún ni jo ti ma lana talí ode
Ògún onire, onile kangun dangun ode
Orún egbé iehin
Pá san ba pon ao lana to
Imo kimobora egbé lehin a nle a benge ologbe

Àse


Oríkì para Ògún

Elogiado é o espírito do aço
Espírito de mistério do aço, chefe da força, dono do poder, eu o elogio
Espírito do aço, abra os caminhos
Espírito do aço, dono da fortuna boa, dono de muitas coisas no céu,ajude em nossa viagem
Remove a obstrução de nossa estrada
Sabedoria do espírito em guerra, nos guie por nossa viagem espiritual com força

Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.