terça-feira, 24 de abril de 2012

AS VÁRIAS COMEMORAÇÕES INCLUSAS NO DIA DE SÃO JORGE

É muito interessante ver que no mesmo dia da comemoração a SÃO JORGE, outras datas muito importantes são comemoradas como que havendo uma coligação para seus adeptos. Vamos ver algumas:


WILLIAN (SÃO JORGE) 

Nascimento: Capadócia, sudeste da Anatólia (atual Turquia)
Filiação: Família abastada; o pai morre em combate e mãe de Lida (Palestina)
Falecimento: 23/04/303, Nicomédia, Ásia Menor
Causa: Degolado (depois de ser supliciado), por ordem do Imperador romano Diocleciano

Soldado, entra para o exército romano, chegando a Tribuno; converte-se ao Cristianismo, pelo que é perseguido e torturado; patrono da Cavalaria, da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou, etc; no Brasil, sincretizado com o orixá OGUM, é padroeiro do Escotismo e do CORINTHIANS/SP; homenageado com um feriado no Rio de Janeiro (23/04); também é comemorado em 03/11 (data da reconstrução de sua igreja em Israel).


Dia de Sigurd - Na mitologia germânica, Sigurd era o caçador de dragões. É representado pela tradição cristã por São Jorge. Acenda uma vela branca e peça a Sigurd que a ajude a vencer o dragão que a impede de realizar seus desejos. Sigurd (ou São Jorge) lutará ao seu lado.
(texto extraído da revista wicca nº2.)


Em São Paulo é DIA DO TORCEDOR CORINTIANO, em homenagem ao Santo Guerreiro SÃO JORGE DA CAPODÓCIA, padroeiro do Corinthians.


Dia da Festa de OGUM – Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca. (fonte:http://nucleotendadeoxossi.blogspot.com)


Dia Mundial do ESCOTEIRO- Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem a SÃO JORGE, padroeiro dos Escoteiros

"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar"

A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: "Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."


Dia Nacional do Serralheiro - comemoração criada pelo marketing da Gerdau em 1999, para incentivar o "Programa Profissional do Aço" pelo Brasil, aproveitando como gancho o"Dia de São Jorge" que, segundo a lenda, sempre tinha consigo armas e espadas de metal, produtos feitos pelos antigos ferreiros/serralheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.