segunda-feira, 9 de abril de 2012

COMIDA DE OGUM - PARTE V - QUITANDA DE OGUM

Motumbá meus (minhas) amigos (as) do BLOG OLHOS DE OXALÁ

É de fato uma grande alegria vir aqui e, além de lhes oferecer sempre novas postagens, que possam ser ferramentas de ajuda ao crescimento de nossa religiosidade seja ela da UMBANDA SAGRADA bem como do CANDOMBLÉ. E acompanhar as estatísticas do Blog e ver que sempre ele esta crescendo quanto a sua visitação. 

Para meu espanto este mês os assuntos voltados às COMIDAS DE OGUM, tem sido de fato as mais procuradas. Acredito eu que além de despertar o nosso lado gastronômico, sempre procuramos formas verdadeiras e concretas para saber agradar a este ORIXÁ que tanto luta para abrir nossos caminhos.

Já falamos aqui sobre a FEIJOADA DE OGUM, AXOXÔ DE OGUM, ERAN PETERE  e outros. Mas hoje vamos abordar de fato outra comida que é super prática para se apresentar ao nosso PAI OGUM. E que de fato, experiência própria, ele adora. 

Estou falando, sem mais e nem menos, da QUITANDA DE OGUM.


Preparar uma mesa para OGUM, não é difícil. Pode-se fazer tanto numa festa dedicada ao ORIXÁ em questão, como pode ser ofertado particularmente num balaio bem bonito para ele. 

Nesta QUITANDA DE OGUM, se oferece a OGUM as frutas que ele mais gosta, devendo claro ressaltar que frutas cítricas não fazem parte de sua composição: Melancias, Mamão, Melão, Goiaba Vermelha, Banana Prata ou Nanica, Manga Cravinho, Maça Vermelha, Maça Verde, Pera,  Maracujá Doce. 

Alguma qualidades de Ogum aceitam o Abacaxi. Desta forma, se a oferenda for para todos os tipos de Ogum em suas qualidades, que se coloque pelo menos um Abacaxi. Pois assim busca-se agradar a todos da família de OGUM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.