quinta-feira, 19 de abril de 2012

CONHECENDO MAE NORIS DE OGUM - RS.

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs).

Dando continuidade as postagens referentes ao mês de Abril, que carinhosamente dedicamos ao ORIXÁ OGUM. Estou hoje vindo aqui lhes apresentar mais uma membra da nossa religiosidade, voltada a UMBANDA SAGRADA. Uma pessoa ativa e batalhadora em nossa fé no Estado do Rio Grande do Sul.

Estou falando de Mãe Noris de Ogum, conheça-a com suas próprias palavras:



Formei-me no Magistério e no Jornalismo. Convivi no meu dia a dia com pessoa ilustres tais como: Antônio Augusto Fagundes, Leonel de Moura Brizola, entre outros. Colunista Social com as colunas Gente que é Noticia e Gazeta Criança do Jornal Gazeta Regional de Camaquã, correspondente politica do Jornal Correio do Povo. Era realizada profissionalmente, todavia dentro de mim, faltava alguma coisa! Então, profissionalmente fui convocada à me fazer presente em uma festa de religião! AMOR A PRIMEIRA VISTA! Feito, encontrei o que me faltava.

Iniciei minha VIDA RELIGIOSA nas mãos de Mãe Ivani de Iemanjá, na cidade de Camaquã. Com ela, aprendi meus primeiros passos na religião africana: Através do Ifã, conheci meu PAI OGUM e com Pomba gira Rainha iniciei minha incorporação com POMBA GIRA MARIA MOLAMBO.Com sua cabocla Iemanjá conheci minha cabocla IANÇÃ DA BEIRA DA PRAIA.Com o passar dos anos, também vim trabalhar com EXÚ ZÉ PILINTRA e PRETA VELHA MARIA JOAQUINA.

No ano de 1992 fiz meu primeiro Obori para o Pai Ogum e assentei todos os meus Exús e no mesmo ano vim morar na cidade de Capão da Canoa. Abri minha casa de Umbanda e quimbanda no ano de 1994. No ano de 1997 assentei meus Orixás pelas mãos da Ialorixá Evinha de Ogum tendo como Padrinho Pai Valdecir de Oxum. No ano de 2000 assumi o governo de minha casa de Santo, Umbanda e Quimbanda com o axé de Pai Dejair de Ogum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.