domingo, 15 de abril de 2012

CONHECENDO OGUM WARI


OGUM WARI
O Senhor dos metais amarelos 

É perigoso e feiticeiro, come com Oxum e Iemanjá. Tem temperamento muito difícil e autoritário. Veste azul-marinho e dourado. É o dono dos metais dourados, ligado a Oxum, isso o faz ser o mais requintado dentre todos os Oguns. 

É uma qualidade de Ogum que precede a idade do ferro. Sendo assim suas ferramentas são feitas em latão (dourado). Tem caminho com Oyá (Vive no Igbalé e é muito ligado a feitiçaria.). Tem forte ligação com os Antepassados (Egungun). Lutou pelo reino de Irê, saindo vitorioso. Sua cor é o verde e em algumas casas o Azul com o Dourado. 

SIMBOLOGIA 

Ogum Wari é representado pela Idá ide (espada de bronze). 

DIA:Terça-feira. 

OFERENDA: Èwà Sun Oyin - feijão fradinho torrado com mel de abelha. 

CORES: Azul-marinho que simboliza lealdade, respeito e atrai vitalidade, e amarelo ouro. 

CARACTERÍSTICAS DE OGUM WARI: É impulsivo e conquistador. Foi às margens de um rio na cidade de Èfòn, na Nigéria, que Ògún Wari presenteou Oxum Òpàrà com a Idá òdòdó (espada amarela). Evocação: "Sijibó mi olú irìn òdòdó!" (Protega-me, Senhor dos metais amarelos!). 

VÍDEO DE OGUM WARI

59 comentários:

  1. olá meu nome é anderson , gostaria de saber por que ogum wari é ligado a feitiçaria; muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo Anderson, Motumbá.
      Tirando sua dúvida, se prestou bem atenção vimos que OGUM WARI tem forte ligação com OXUM. Tendo ela uma forma de pacto com as YA MI, OXUM se torna uma delas no episódio em que obtem a ajuda delas para enganar EXU quanto a adquirir os segredos de Ifá. Desta forma, ela acaba se tornando uma Yá Mi. Por esta ligação de Ogum Wari com Oxum, este torna-se também um feitiçeiro astuto e poderoso.

      Excluir
    2. E qualquer outra Osun poderia ser com Ogum Wari? Alem de Opara.

      Excluir
    3. E qualquer outra Osun poderia ser com Ogum Wari? Alem de Opara.

      Excluir
    4. Suspostamente ipondá ou ijimu,Sao guerreiras...

      Excluir
    5. Axé, Em algumas histórias, Warí foi criado do palácio de Olofin logo teve o aprendizado e o primeiro contato com a feitiçaria ai. Vale lembrar aos irmãos, que Warí mesmo sendo nobre, assim como todo Ogun nasceu para viver nas estradas, não sendo diferente Warí que resolveu se tornar caçador e se aventurar!

      Excluir
  2. este Ogum, vulgarmente conhecido por Ogum fino?
    caso não seja, quem é Ogum fino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe a nossa ignorancia amado irmão Vinicius... mas nunca haviamos ouvido falar de ogum fino. pois todos pra nossa religiosidade são de forma grandiosa e importante. Mas aconselhamos buscar esta explicação junto ao seu Babalorixá ou Yalorixá.

      Excluir
    2. deve ser um ogum bilionário ,ele deve so comer coisas boas, deve viajar muito, deve ter carros bons casa e iates , popularmente falando um ogum fino .

      Excluir
  3. OLA CARO AMIGO... ESTOU PRESCISANDO DE AJUDA ... FUI FEIT A SETE MESSES EM OGUM WARI E DESCOBRI Q MINHA FEITURA FOI ERRADE COM ESTUDO EM INTERNET COMO CONHEÇO A ESPIRITUALIDADE A UM ANO GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER PARA EU TER MINHA VIDA FINANÇEIRA DE NOVO BEM ..... POIS A ESPIRITUAL ESTA OTIMA COM A FE QUE TENHO POR ISSO EU NAO XEGUEI AO FIM DO POÇO...
    POSSSO ARUMAR MEUS ACENTAMENTO SOZINHO OU NAO ???

    MEU NOME E LUCIANO E SOU DO RIO DE JANEIRO .....
    MEU TEL 98803079 DESDE JA MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciano, Motumbá ou Kolofé, conforme a nação onde você foi iniciado. Em relação ao seu Orixá OGUM WARI ter sido feita errada e você descobrir isso através de seu estudo via INTERNET. Já vou lhe avisando: nem tudo que esta na Internet é o certo e coerente. Pelo que entendi de seu comentário o seu problema afetou somente o seu lado financeiro. Confesso é estranho pois se houvesse algo errado a primeira coisa a manisfestar-se de forma errada seria sua saúde em segundo lugar sua espíritualidade. Mas, é como digo, cada caso é um caso. Mas o que posso aconselhar de antemão é você se dirigir ao seu BABALORIXÁ OU YALORIXÁ e questioná-lo quanto a isso. Pois pelo que entendi você ainda tem menos de 1 ano de iniciado e pela lógica nenhum recem iniciado tem ascesso até um ano de feitura aos seus ascentamentos a menos que você já tenha se afastado da casa e ter levado o seu ibá junto contigo. Mas se isto de fato aconteceu, não faça nada ainda; é mais sábio procurar outro BABALORIXÁ e voltar a jogar para ver o que OGUM diz sobre esta situação. Afinal como todo bom filho de OGUM que sou, sei que nosso pai não é de brincadeiras e se foi feito errado pode ter certeza ele vai cobrar isso de quem fez isso. Aconselho caso tenha facebook que procure Emerson Silva, pois ele é um excelente BABALORIXÁ, e mora ai no Rio de Janeiro. Atenciosamente, Pedro Manuel T' Ogum.

      Excluir
    2. Oi me chamo Francisco, gostaria de saber se o assentamento desse ogum wari só pode ser de barro ou pode ser tbm na louça

      Excluir
    3. Oi me chamo Francisco, gostaria de saber se i assentamento desse ogum só pode ser de barro ou pode ser tbm na louça

      Excluir
    4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Descobriu que foi feito errado na INTERNET e quer arrumar os assentamentos sozinho #batuquemos

      Excluir
    5. Bom dia amado Francisco. Meus respeitos. Ogum não pega louça é barro e ferro somente isto. O barro entra na questão do alguidar. O resto é tudo ferro.

      Excluir
    6. Muito obrigado, tinha p pergunta pqr foi feito em uma casa q o zelador não dizia nada aos seus filhos sobre seus orixás sobre ha suas qualidades e caminhos ,já faleceu e muitos ficaram sem respostas

      Excluir
    7. Eu MSM foi feito de ogum cm oxum yeponda e fiquei sem saber a qualidade dele só sei q o odum é 5

      Excluir
  4. boa noite! gostaria de saber se esse ogun é o mais antigo ou o mais velho dos oguns?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ o mais velho é alagbede ou mege,dependo da naçao.

      Excluir
  5. Boa noite ! Qual é a cor das contas de Ogum Wari

    ResponderExcluir
  6. sou uma mulher feita de Ogum e bem feita por sinal,no inicio tinha essas duvidas mas antes mesmo de terminar o tempo do meu preceito eu ja estava trabalhando fora do lixo.Acredito que as duvidas existem para serem esclarecidas para o nosso crescimento:FISICO,ESPIRTUAL,ETC...

    ResponderExcluir
  7. - Uma história muito bonita, parabéns pela sua página, ela pela educação que teve ao responder ao Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gustavo meus respeitos. Aqui na página estamos de fato visando sempre a educação o que hoje em dia perdeu-se um pouco esta questão dentro da religiosidade. Mas aqui todos são muito bem acolhidos pelos membros da equipe. Estivemos parados muito tempo, porém hoje em dia, já temos também um grupo no Facebook, com o mesmo nome do blog em pauta. E todas as dúvidas são tiradas lá tambem.

      Excluir
  8. - Uma história muito bonita, parabéns pela sua página, ela pela educação que teve ao responder ao Luciano.

    ResponderExcluir
  9. Sou de um Ilè T'Odè e fui declarada de Ogun waris com iansa Topè,independente de qualidade,acho que todos os orixas tem suas magnitude e grande Importância! Ase

    ResponderExcluir
  10. Olá queria saber pq dizem que ogum waris não pega cabeça de mulher??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor kolofé
      Pelo que sei ogum wari pega sim cabeça de mulher,mas demora de pega a cabeça de seu filho ou filha.
      Axe

      Excluir
  11. PERFEITO HISTORIA LINDA,MUITO INTERESSANTE,PARABÉNS PELA SUA PÁGINA,MUITO BOM SABER MAIS UM POUCO DO MEU PAI.

    ResponderExcluir
  12. Oi me chamo Francisco gostaria de saber se o assentamento desse ogum só pode ser de barro ou pode ser tbm na louça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Francisco, respondemos sua dúvida acima, por favor suba um pouco a página e verás acima nossa resposta. Grato. Ogum Busifuó.

      Excluir
  13. boa noite gostaria de saber quais são os exus que acompanha esse ogum waris. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá olhos de Oxalá olhos ��!
      Gostaria de saber a características dos filhos de ogum xoroquê,oniré ,Por favor me responda!

      Excluir
    2. Irmão ou irmã,Motumbá ou Kolofé.
      Pela sua pergunta acima,Suponho que seja filho de ogum,Não se preocupe quanto sua qualidade ou caminho.
      Ele continua sendo forte viril,O grande general de deus!
      Ele te ama e cuidaram bem de você... Axé!

      Excluir
  14. Olhos de Oxalá gostaria de saber se é fato que essa qualidade de Ogum demora a descer nas cabeças... procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim procede tal questão. Mas fazendo corretamente todos os atos. E a casa tendo seu asé devidamente plantado, ele chega no mesmo momento dos demais orixás da casa, quando invocado. Ogum abençõe.

      Excluir
  15. boa noite qual os exus correspondentes a esse orixa ogum wari

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber mais sobre ogun allen

    ResponderExcluir
  17. Muito legal a página. Ogum Yé. Motumbá

    ResponderExcluir
  18. queria saber uma qualidade de ogum que come com oxala, oxalufan ?

    ResponderExcluir
  19. fui feito de ogum wari com oxossi, tenho 44 anos de feito. Muitos zeladores estranham esse fato e dizem que niguem é filho de dois pais. Pois eu feliz com os meus dois pais e nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  20. Olá, poderia me ajudar?
    Sempre me disseram que sou de Oxumarê, não em jogos, mas palpites de pessoas próximas desenvolvidas na umbanda.
    Recentemente tive um sonho, onde eu estava em um chão de barro coberto de folhas, muitos filhos de fe cantando e dançando de branco, e um homem de roupa azul marinho e dourado com um Cajado de cobra nas maos, me chamou, entrei num quarto e ele colocou esse Cajado sobre minha cabeca, e eu virei e fui girando completamente tonta, uma roupa branca se fez em meu corpo juntamente com um lenco branco na cabeça e lá naquele quarto ele me deixou e saiu... Será que esse homem poderia ser esse orixá?

    ResponderExcluir
  21. Adorei saber isso tudo sobre meu pai de cabeça eu tenho pouco tempo de feitura com Ogum wari gostei muito das histórias dele queria mim aprofundar mais saber sobre danças sobre quais Exu que vem acompanhado com Ogum VC poderia mim explicar si isso tem algum tipo de relação axé

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber qual a qualidade de oxala que não vira em ninguém por ser muito velho e que come com Omolu ?

    ResponderExcluir
  23. Sério
    Sai do candomblé faz já 10 anos. Meu pai de santo dizia que fez ogum aires pois meu Santo era ogum xoroque que na nossa nação não faz. Beleza. Agora que resolvi me aprofundar sozinha já que ninguém me ensinou nada ,descubro que até o Nomeio do meu ogum me deram errado.
    Valeu ,gostei, vou ficar a é estudarais. Depois meu marido reclama que eu não confio , claro. 18 anos só ogum na minha vida. Obrigada o sr me esclareceu mt. Vou acomandar seu blogue.

    ResponderExcluir
  24. Sou iniciado de Ogum Wari, Meu Juntó É Oxum Opará

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, sou ogan estou na religião desde meus 20 anos hoje com 58 anos sou de Ogum Wari,e minha opinião não fique cobrando do seu Santo ele vai te dar tudo que você precisar no tempo certo,seu axé vem todo dia,comece a observar os acontecimentos bons ou ruins do dia à dia e vai ver a grandeza do seu axé motumba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu querido! Quais as cores do fio de conta para Ogum wori?

      Excluir
    2. Sou Ogã as minhas são azul e dourado... porem isso pode variar de Asé ou Nação.

      Excluir
  26. Bom dia
    Motumbá meu irmão
    Me chamo ya Iara de oya

    Olha meu irmão vc está de parabéns na sua conduta, li vários dos comentários é das suas respostas tbm, é não pude deixa de prestar atenção no comentários de yoa com.menos de um ano de santo falou que foi feito errado enfim...
    Parabéns na sua resposta, procure o seu ou a sua zelador(a) é converse
    Isso se chama ética, oq hj em dia 95% das casas de candomblé não tem, os zeladores de hj em dia estão igual rei é rainhas do gado querem cabeça para encher as suas casas de santo, oq eu acho lamentável
    Resumo do meu comentário, vc está de parabéns sua bênça .
    Ya Iara de oya
    22 anos de iniciada
    Meu zelador se chama Valter de ode,meu pai meu amigo fui iniciada por ele é estou no axé até hj com muito orgulho
    Sou do Rio de Janeiro
    Campo Grande zona oeste do Rio para ser mais exata

    Mais uma vez parabéns pela sua conduta é que mãe oya é pai ogum nos abençoe sempre

    ResponderExcluir
  27. Bênção meus mais velhos E mais novos gostei muita da página tambem sou iniciado a 18 anos de ogum waris amo meu orixá é fico feliz em saber algumas coisas dele asé motumba a todos

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Como todo respeito do mundo não tem nada haver oxum com ya min primeiro oxum e uma divindade segundo oxum incorpora e ser humano yamin não é outra foi através de de seu filho oşé que ele tomou conhecimento sobre ifá entregando ele a orumila pra poder o conhecimento feito essa troca oxum deu seu primogênito pra obter oque tem hoje que muitos diz que foi ela enganando exu vamos estudar e buscar direitinho né pra não ficar postando besteira

    ResponderExcluir
  30. A benção de todos. Bom dia, meu nome é Dimas,, sou feito de Wari (muito bem feito por sinal). Adorei a página,respostas totalmente coerentes.

    ResponderExcluir
  31. Vc falou que se houvesse algo errado a primeira coisa a manifestar seria a saúde e em segundo a espiritualidade e depois o financeiro. Isso ocorreu cmg e ainda estou com os três problemas. Se refere apenas a esse orixá ou a outros tbm ?

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.