quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI - GONGOBILA



Gongobila - nome que revela a natureza do caçador e a face divina de Deus como provedor. 

Essa Divindade é responsável pela manutenção da tribo e ainda tem a função de manter a vigilância noturna nas aldeias garantindo-lhes a segurança. 

Está ligado a abundância de alimentos na Nzo (casa) de culto, proporcionando a fartura, a alimentação, a bem-aventurança financeira dos filhos de santo e da clientela. 

Seus filhos costumam ser lépidos, faceiros, altivos e possuem habilidades manuais e rapidez de movimentos. São também aventureiros e confiantes. 

É também um exíguo pescador e tem a natureza jovial e bela. 

Saudação: Pembelê Tat’etu Mutalambô, Kiuá! Cabila Duilo!!! 

Seus símbolos são vários e todos ligados à caça ou à defesa, sendo o mais conhecido o arco e fecha, bem como o embornal e a capanga. 

No Brasil se convencionou o dia de quinta-feira em sua homenagem e suas cores várias do azul celeste ou turquesa ao verde. 

A comida ritual mais comum a ele oferecida no Brasil é o milho amarelo cozido e o coco. Também pode lhe oferecer grãos torrados e frutas em abundância. Salve o caçador dos céus!!!!

5 comentários:

  1. Eu vi a lua,
    eu vi a lua
    Eu vi a lua
    eu brinquei com ela
    Eu vi a lua,
    eu vi a lua
    Oxossi-Gongobila é o dono dela.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de um esclarecimento..
    Gongobila no Ketu é logun ede?

    ResponderExcluir
  3. Oxosse gomgobila no keto e' logun?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Lembrando que não são as mesmas divindades.

      Excluir
  4. Gongombira é gongombira, logun é logun, não inventem moda

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.