sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COLETÂNEA CONHECENDO OXUM - TRONO MINERAL E VEGETAL

Motumbá amigos(as) do BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Estamos de fato nos aprofundando cada vez mais nos aspectos gerais referentes às condições para conhecer cada vez melhor a nossa tão amada ORIXÁ OXUM.

Além de termos noção que ela é a SENHORA DAS ÁGUAS DOCES, já vimos que ela esta tão ligada ao AMOR E A CONCEPÇÃO, sendo ela a progenitora de todos os ORIXÁS

Ela através de seu conhecimento e por sua ousadia,  digamos assim, foi de fato a primeira ORIXÁ INICIADA. Tanto que vamos ver isto futuramente quando abordarmos AS LENDAS DE OXUM. Fato este que a liga diretamente ao RONKÓ (QUARTO DE SANTO) DE ONDE TODOS OS ORIXÁS NASCEM. Sendo então conhecida carinhosamente de ÚTERO.

Desta forma, usando palavras de RUBENS SARACENI, um grande mestre da UMBANDA SAGRADA, vamos conhecer ainda mais coisas relacionadas à OXUM. Com um ponto de vista SACERDOTAL e ao mesmo tempo CIENTÍFICO


Oxum é o Trono Natural, irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Como "Mãe da Concepção" ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral, ela favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material. 

A Orixá Oxum é o Trono Regente do pólo magnético irradiante da linha do Amor e atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor, fraternidade e união.


Seu elemento é o mineral e, junto com Oxumaré, forma toda uma linha vertical cujas vibrações, magnetismo e irradiações planetárias multi-dimensionais atuam sobre os seres que os estimulam ou paralisam. Em seus aspectos positivos, ela estimula os sentimentos de amor e acelera a união e a concepção. Não vamos comentar seus aspectos negativos ou punidores dos seres que desvirtuam os princípios do amor ou da concepção.

Na Coroa Divina, a Orixá Oxum e o Orixá Oxumaré surgem a partir da projeção do Trono do Amor, que é regente do sentido do Amor. Onde Oxum assume os mistérios relacionados à concepção de vidas porque o seu elemento mineral atua nos seres estimulando a união e a concepção.

A energia mineral está presente em todos os seres e também está presente em todos os vegetais. E por isto Oxum também está presente na Linha do Conhecimento, pois sua energia cria a "atração" entre as células vegetais carregadas de elementos minerais. Já em nível mental, a atuação pelo conhecimento é uma irradiação carregada de essências minerais ou de sentimentos típicos de Oxum, a concepção em si mesma.


A água doce, por estar sobrecarregada de energia mineral, é um dos principais "alimentos" dos vegetais. Logo, Oxum está tão presente nas matas de Oxóssi quanto na terra de Obá, que são os dois Orixás que pontificam a linha vertical (irradiação) do Conhecimento. A Senhora Oxum do Conhecimento é uma Oxum vegetal pois atua nos seres como imantadora do desejo de aprender.


Saibam que a ciência dos Orixás é tão vasta quanto divina, e está na raiz de todo o saber, na origem de todas as criações divinas e na natureza de todos os seres. É na ciência dos Orixás que as lendas se fundamentam, e não o contrário. Rubens saraceni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.