quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

COLETÂNEA OXUM E OS JOGOS DE BÚZIOS - PALAVRAS DE PEDRO T' OGUM



Motumbá meus (minhas) amigos (as) do BLOG OLHOS DE OXALÁ

Muitos dos que nos acompanham desde a criação deste BLOG perceberam que muita coisa mudou na estrutura em si deste meio de comunicação. 

Assuntos variados e com páginas referentes aos assuntos mais importantes de nossa religiosidade, a fim de facilitar ainda mais o acesso de todos, através das grades correspondentes ao assunto central de cada mês. Nesta semana resolvemos retomar a alguns assuntos do tempo inicial do BLOG antes de suas mudanças estruturais.  

Mas o tempo passa e como não é de minha pessoa jamais abaixo a cabeça para uma dificuldade. Sendo assim em reunião foi de comum acordo a retomada destes assuntos referentes à ORIXÁ OXUM, e sua coligação direta ao estudo básico sobre o que vem a ser o JOGO DE BÚZIOS, ou mais conhecido JOGO DE IFÁ

Um ato onde tudo se inícia. Pois é no jogo de Búzios, ou Ifá, corretamente conhecido (devido a ser um ato decorrente do serviço do Orixá Ifá, o Orixá da Adivinhação), que podemos ter noção sobre o que o destino pode nos apresentar, o que pode ser feito para melhor ser modificado, onde discernimos nossos Orixás de Ori e outras coisas decorrentes. 

Deixo claro que os Segredos de Ifá não serão postados aqui, pois isto compete unicamente aos Babalorixás ou Yalorixás, cuja função é essa de explanar melhor este assunto. Assim já deixamos claro que é um assunto abrangente e de suma importância dentro de nossa realidade. 

Isto respeitando claro todos os fundamentos referentes ao mesmo, pois todos da nossa RELIGIOSIDADE, sabem muito bem que para se ter um bom jogo coerente, todos os atos e fundamentos referentes ao mesmo, devem ser realizados. Não é meramente comprar uma mesa de Ifá e sair por ai jogando e colocando aquilo que se acha melhor interpretar. 

O JOGO DE BÚZIOS tem fundamentos, tem segredos, tem atos para seu uso e aplicação. Tanto que muitos entre os mais antigos ainda se preocupam em se dirigir à Africa e tomar sua iniciação em Ifá, de tão grande importância que este ato possui dentro de nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.