sábado, 1 de dezembro de 2012

PEDRO T'OGUM FALANDO SOBRE A COLETÂNEA OXÓSSI E A CAPOEIRA


Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ. Bom dia!!!

Novamente venho até você para agradecer sua presença, através de sua visita ao nosso BLOG. E como   não pude deixar de reparar, ontem ao checar as estatísticas das visualizações pude reparar em plena Quinta-feira, uma pequena queda nas devidas quantidades.

Sei que estamos no meio de uma COLETÂNEA que para muitos, podem claramente estar falando: Mas o que tem haver RELIGIÃO com CAPOEIRA. Válido lembrar que estou me referindo à COLETÂNEA OXÓSSI E A CAPOEIRA

Em primeiro lugar é interessante saber que ao estarmos lidando com este tipo de assunto, estamos voltando ao tempo em que nossos irmãos negros, que trouxeram nossa RELIGIOSIDADE e com ELA, nossos ORIXÁS. Trouxeram também suas tradições, costumes. Afinal pode-se mudar de país, e que como no caso destes forçadamente, devido ao tempo da escravidão no BRASIL, mas jamais deixar de lado suas reais ORIGENS.

A CAPOEIRA era parte integrante destas RAÍZES AFRICANAS. Acima de tudo é bom lembrar que naquela época tradicionalmente falando, tanto na ÁFRICA como aqui no BRASIL. Os primeiros membros que CRIARAM, digamos assim, a CAPOEIRA em nossa terra brasileira, eram filhos de OXÓSSI. O mesmo orixá caçador é também aquele que zela por toda a parte de esportes, sejam eles quais forem.

A própria luta dos negros daquela época em busca de sua liberdade, propriamente dita. Até os dias em que a CAPOEIRA, deixou de ser vista como uma afronta a Sociedade da época, tanto que era tida como crime. E hoje ser reconhecida pelo mundo todo inclusive será inserida nos JOGOS OLÍMPICOS DE 2016, aqui no BRASIL, seu país digamos de ORIGEM. E isto para todos que lutam pelas conquistas das RAÍZES DO POVO NEGRO é e será uma grande vitória também. Ter um esporte que em épocas atras tida como CRIME e hoje ser um orgulho OLÍMPICO para o mundo todo.

Desta forma, a COLETÂNEA OXÓSSI E A CAPOEIRA, visa descrever este processo que para a história de nosso BRASIL, bem como a todo POVO NEGRO é de supra importância. Pois esta diretamente ligado a toda RAÍZ AFRICANA de onde nossa RELIGIOSIDADE também surgiu, cresceu e se espalhou de forma bem distribuída pelo mundo todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.