segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

COLETÂNEA LOGUN E O PRECONCEITO - PRECONCEITO RELIGIOSO NAS NOVELAS


Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) do BLOG OLHOS DE OXALÁ

Uma das coisas que atualmente tem virado ponto de discussão entre os internautas, membros do FACEBOOK é de fato a questão da NOVELA SALVE JORGE. 

Durante a criação e gravações da mesma, o foco central, como outras quaisquer apresentadas pela REDE GLOBO DE TELEVISÃO é de fato divulgar, apresentar culturas diferentes. E como já conhecemos o trabalho excelente da autora GLÓRIA PERES, que entre seus vários trabalhos destacamos com maior enfoque a novela O CLONE, que na sua época foi um foco central de criticas devido ao tema central abordado. 

Hoje se vive novamente uma questão parecida, pois o intuito da novela, é de fato apresentar a origem da história arqueológica de SÃO JORGE. Um guerreiro muito fervoroso e que lutava para conquistar seus objetivos de acordo com a monarquia de sua época e claro respeitando a sua religião. 

Mas isto hoje em dia não tem sido lembrado para muitos membros das religiões protestantes, devido a SÃO JORGE ser um santo cultuado e votivo dentro da IGREJA CATÓLICA. Bem como ser um Santo muito reverenciado dentro da UMBANDA SAGRADA, tendo seu sincretismo com o ORIXÁ OGUM, de forte atuação também no CANDOMBLÉ

Motivado por este tipo de situação resolvi postar esta colocação de meu amigo DOFONO WALLACE DE YEMONJÁ, que sabiamente foi muito feliz nas suas palavras e na sua pesquisa. 

Divertido é que, se a questão com o S. Jorge é de "evidência arqueológica", então a maioria dos personagens da Bíblia tá lascado... afinal, nunca ouvi dizer de alguém que foi a Jerusalém e tenha visto algum dos restos mortais de Davi, Moisés, Isaías..... 

O blog do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (controladora da Record) chegou a publicar um texto assinado por Vanessa Lampert, que alega que São Jorge sequer teria existido: seria uma lenda de origem babilônica encampada pela Igreja Católica. 

Ela se esquece de que não há provas arqueológicas nem documentais da existência física do Rei Davi: ele só é mencionado no Antigo Testamento. Mas o que importa é inflamar o autodenominado "povo de Deus". 

Quem quiser conferir o Blog do Bispo: http://www.bispomacedo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.